Maquetes profissionais sp Maquete Maquetes em São Paulo - SP - Eucalipto Maquetes

Como fazer uma maquete.

Muitas pessoas devem se achar incapazes de fazer uma maquete, mas muitos não sabem que para isto, basta desenvolver seu lado criativo e ter bastante imaginação.

Vejamos alguns exemplos:



     
Maquete da Vila de Santos em 1820

Nesta maquete foi utilizada argila para a modelagem do terreno e construção das casas.
Em seguida aplicou-se resina com pincel chato largo e broxa para estruturar e dar resistência.
As cores são bem vivas e chamativas, lembrando bem uma pintura de um quadro. Para pintar foram utilizadas tintas a base de água.
Esta maquete é bem antiga, e ainda hoje ela está exposta em Santos.



Maquete do colégio do município de Muqui.

Nesta maquete, os alunos de uma escola municipal conseguiram recriar de maneira eficiente, o local onde estudam.
Os pais dos alunos ficaram encarregados de fazer a base de madeira. Foram utilizadas pranchas de madeira “virolinha” e sarrafos de “cedrinho”.
Os sarrafos foram fixados formando vários triângulos para dar a rigidez necessária.
Os alunos “quebraram” a cabeça, mas conseguiram um ótimo resultado.
Utilizaram para o terreno, isopor pintado na cor verde e serragem tingida em dois tons para representar a grama.
As casas foram feitas com papel madeira colada com cola branca e cola de madeira. As janelas foram pintadas com lápis de cor.
A parte mais trabalhosa e difícil foi talvez fazer os telhados, para isto pediram ajuda de alguns professores de matemática.
As árvores são pedaços de isopor pintadas com tinta de artesanato.
Esta maquete ficou em exposição no pátio da escola.



Maquete do Forte de Coimbra.

Esta maquete foi modelada em argila e cozida em forno caseiro.
Imaginem o tamanho do forno utilizado e o peso final desta maquete.
A grama foi representada com serragem tingida e colada com cola branca.
Aplicou-se caiação de cor branca no muro para dar um aspecto um pouco envelhecido e mais real.
As telhas foram modeladas com pedaços de canudos cortados ao meio enquanto a argila estava fresca.



Maquetes das escolas da rede pública de Campo Grande.

Nesta, os alunos utilizaram para fazer as casas, PVA colados com cola quente.
É interessante pois o PVA já vem tingido em várias cores e tem um preço muito bom.
Até os coqueiros foram feitos com este material.
Para não ficar sem ação, os personagens do desenho Dragon Ball estão presentes na maquete.


A imaginação vai longe... bonecos da coca cola e Ronald Mac Donald.

Já ouviu aquela expressão "é muita areia pro meu caminhãozinho"? Pois bem... apresentamos uma nova: "muito palitinho pro meu caminhãozinho". Palitinho de fósforo.


Notamos portanto, que não há uma só maneira de se fazer uma maquete. Não há só um material a ser utilizado.

Se temos uma idéia, podemos por em prática e ver os resultados. Fazemos um ajuste “aqui”, uma correção “lá” e possivelmente teremos um resultado satisfatório.

Antes claro, deve haver um planejamento no que se irá fazer, por mais simples que seja a maquete.

Enfim, são infinitas as possibilidades de recriar e criar uma maquete, basta imaginação e vontade.


Copyright - Eucalipto Maquete - Fone: (11) 4703 4116 Cel. (11) 8372-7951 - E-mail: info@eucaliptomaquete.arq.br - São Paulo / SP - Brasil - SEO